Provavelmente você já ouviu falar em pirâmide financeira, certo? Esse esquema já existe há décadas no Brasil, é ilegal e já causou prejuízo para muitas pessoas. No entanto, golpes do tipo continuam sendo aplicados por aqui.

Conforme o tempo passa, os esquemas de pirâmide também vão ganhando uma “cara nova”. Não à toa muitos deles estão até usando criptomoedas (ou fingindo usar) para atrair a atenção de novas vítimas, manchando a imagem do setor.

A seguir, detalhamos o que é a pirâmide financeira e como identificar esse esquema. Se você ainda não tem certeza de como essa prática é estruturada, vale a pena continuar a leitura!

 

O que é a pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é um esquema proibido no Brasil, configurando crime contra a economia popular (Lei 1.521/51).

Se formos definir de forma resumida, estamos falando aqui de modelos de negócio que só são vantajosos enquanto atraem novos clientes. Ou seja, assim que novos “parceiros” param de entrar, o negócio não pode mais cumprir com os retornos prometidos e está fadado a colapsar.

Ou seja, o lucro e o sustento de todo o negócio está baseado no recrutamento de novos participantes e não no investimento ou na venda de um produto específico. Na maioria dos casos até existe um produto ou ativo em jogo, mas eles só são usados para maquiar o verdadeiro objetivo do negócio, que é trazer mais pessoas para o esquema e manter a roda girando.

 

Como não cair em uma pirâmide financeira?

A melhor forma de se proteger de esquemas de pirâmide financeira é saber como identificar uma delas. Elas têm características muito particulares, que sempre se repetem. Por exemplo:

  • Oferecem retorno garantido: se você ouvir algum tipo de investimento que diz ter retorno garantido, já fique com o pé atrás. Ativos pré-fixados de renda fixa são um dos únicos investimentos que podem garantir o valor de retorno. Mas eles são bem diferente do que costuma ser oferecido em esquemas de pirâmide que envolvem investimentos.
  • Parecem bom demais para ser verdade: Ouviu falar de enriquecimento rápido? Investimentos que garantem retorno de 1% ao dia? Pula fora porque com certeza há algum tipo de fraude aí. Pense que se fosse fácil assim, todo mundo já teria descoberto essa “mágica”
  • Ausência de produto: Se a companhia não deixa claro qual é o produto ou ativo que ela está investindo, certamente há um problema aí. Procure entender onde seu dinheiro está sendo colocado.
  • Empresa irregular: Fundos de investimentos e investidores que operam no mercado de valores mobiliados precisam ser registrados e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portanto, vale a pena saber se a empresa que você pensa em colocar seu dinheiro está devidamente regularizada.
  • Recrutamento de pessoas: Se você encontrou uma possibilidade de negócio que exige o recrutamento de mais pessoas, saiba que o sinal vermelho está aceso: certamente é um esquema de pirâmide financeira que você deve fugir.

 

O que as criptomoedas tem a ver com a pirâmide financeira?

Nada! Essa é a resposta mais clara e verdadeira. Muitas pessoas acreditam que o bitcoin e outras criptomoedas fazem parte de uma pirâmide financeira. Isso acontece porque muitos golpistas usam o investimento em criptoativos para mascarar um esquema de pirâmide.

Porém, a criptomoeda é apenas uma moeda. Da mesma forma, também há pirâmides financeiras em que o real é a moeda utilizada.

Não faz nenhum sentido dizer que o bitcoin tem qualquer relação com pirâmide financeira. Até porque ele usa a tecnologia blockchain e é moldado por uma rede de mineradores em que qualquer um pode fazer parte.

Da mesma forma, o bitcoin (ou qualquer outra criptomoeda) não garante nenhum lucro, já que isso depende da valorização e do sucesso na negociação da moeda.

 

Por que devo confiar na Ignis Investimentos?

A Ignis Investimentos é credenciada pela CVM e presta contas a Receita Federal mensalmente. Somos uma empresa séria, que deixa claro ao cliente qual é o nosso produto: o trade de criptomoedas.

Nunca garantimos o retorno para os clientes, apenas apresentamos o desempenho no passado (que geralmente é positivo, mas há também meses negativos). Por fim, estamos sempre abertos a tirar dúvidas e explicar como funciona o nosso produto.

Agende uma conversa com nossos especialistas pelo Whatsapp, conheça mais sobre nossa empresa e entre no mercado de criptoativos de forma segura!