Vivemos um momento em que a renda fixa atingiu o menor patamar histórico em termos de rentabilidade. Nesse cenário, muitas pessoas têm procurado investimentos em renda variável, se arriscando um pouco mais para obter melhores retornos. Assim, é comum surgir a dúvida: “Criptomoedas ou ações? Onde devo investir meu dinheiro?”.

Para te ajudar nessa escolha, vamos comparar essas duas opções e o explicar o que há em comum e em contraste entre esses mercados.

 

Principais semelhanças de Criptomoedas x Ações

Antes de falarmos das particularidades de cada um desses investimentos, vale a pena listar o que eles têm em comum, até porque é possível dizer que ambos seguem mais ou menos a mesma lógica.

Em primeiro lugar, os dois são investimento de renda variável. Na prática, isso significa que não existe uma garantia de ganhos e nem a devolução do que foi aplicado. Ou seja, é possível ganhar ou perder dinheiro dependendo se valor do ativo (no caso ações ou criptomoedas) sobe ou desce no período investido.

É justamente essa característica que gera outras semelhanças entre os dois investimentos. Por exemplo, a oscilação de preços. Ainda que uma criptomoeda tenha um pouco mais de tendência para oscilar (para cima ou para baixo) essa é uma característica natural também das ações. Tanto a curto quanto a longo prazo, você perceberá que o preço do montante investido está constantemente mudando.

É por isso que é importante ter paciência ao investir em ações ou criptomoedas. Certifique-se de ter uma estratégia planejada e não se deixar levar pelas emoções. Estudar análise gráfica e entender o timing certo para comprar e vender os ativos é fundamental para quem deseja lucrar em qualquer um desses investimentos.

 

Principais diferenças de criptomoedas x ações

 

Ferramentas de análise

Conforme comentamos, a análise gráfica é muito importante tanto no mercado de criptomoedas quanto no mercado de ações. Trata-se de uma disciplina complexa, que exige estudo e conhecimento matemático. Tudo isso para interpretar padrões que apontem tendências de altas ou de baixas de um determinado ativo.

A diferença aqui é que, quando falamos de ações, existem outros fatores praticamente impossíveis de se prever que podem influenciar nos preços: um escândalo político, um balanço financeiro inesperado ou qualquer acontecimento que faça grandes investidores retirarem (ou colocarem) seu dinheiro em ativos atrelados à moeda local.

As criptomoedas estão muito menos suscetíveis a essas variações inesperadas, principalmente quando falamos de day trade ou swing trade que são compras e vendas em espaços curtos de tempo. Ou seja, a análise é muito mais técnica e voltada quase exclusivamente à matemática.

 

Horário de Funcionamento

A bolsa de valores brasileira funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Cada país tem seu horário de funcionamento, mas todos terão essa limitação. Em muitos casos, isso é um impeditivo para as pessoas investirem e acompanharem de perto as variações dos ativos, já que nesse horário estão trabalhando ou estudando, por exemplo.

Já o mercado de criptomoedas funciona 24h por dia todos os dias. Isso acontece justamente porque estamos falando de uma rede global que está o tempo todo ativa. Assim, o investidor pode escolher o melhor momento para negociar suas moedas virtuais, inclusive de madrugada.

 

Moeda global

No mercado de ações, você estará investindo em empresas do seu país. Ou seja, o seu dinheiro está totalmente atrelado à economia local. E você estará negociando diretamente com outras pessoas do seu país.

Já no mundo dos criptoativos, o mercado é global: não há diferenças entre a moeda brasileira ou japonesa, por exemplo. Por questões legais, você precisaria enviar dinheiro para uma exchange internacional para negociar em outros países, mas o valor do seu ativo é o mesmo em qualquer lugar do mundo.

 

Conclusão: criptomoedas x ações: qual escolher?

Diante de tudo o que foi apresentado, ainda pode persistir a dúvida sobre qual investimento escolher. Não existe uma resposta certa, afinal, se existisse todos estariam depositando suas economias em um único investimento.

Tudo depende das suas estratégias e planos de vida. A própria decisão de investir em renda variável – seja ações ou criptoativos – já depende dos seus planos para o futuro e do quanto você está aberto a riscos.

Diversificar investimentos é sempre um conselho de todos os especialistas em finanças. Portanto, também existe espaço para investir nas duas alternativas. Como vimos, cada uma possui suas particularidades, portanto faz sentido possuir uma carteira com ações e criptoativos.

Por fim, nosso último conselho é: seja qual for a sua decisão, tenha uma estratégia e estude o mercado. Quando falamos de renda variável, estudar tendências é fundamental para conseguir bons resultados.

Aqui na Ignis Investimentos somos especialistas em trade de criptomoedas. Já acompanhamos o mercado há anos, portanto temos muita experiência e conhecimento nesse tipo de investimento. A partir de R$100 você já pode começar a investir conosco e nós cuidamos de todo o investimento, desde o câmbio até os trades. Cadastre-se em nossa plataforma e comece a lucrar mais!